Na década de 90 – quem lembra? – Madonna na Turnê ‘Blond Ambition Tour’ apareceu esfuziante com seu sutiã ao modo Jean-Paul Gaultier. Pareciam dois funis de cetim apontando para o público pagante, intrigado com aquela imagem digamos, inusitada.
Tem também o filme do Luc Besson , ‘O Quinto Elemento’, ‘Kika’ de Almodóvar...e acabou-se o meu vasto conhecimento a respeito do menino Jean-Paul, o enfant terrible.
O Museu de Belas Artes de Montreal virou uma casinha de bonecas meio gótica, meio soturna e cheia da liberdade saída da cabecinha geniosa do estilista. Poucos artistas podem ver a celebração da sua obra em vida. Estilista num museu?Também coisa rara de ver.
A exposição tinha uma beleza um tanto psicodélica com manequins que recebiam projeções dando a impressão de que eram meio humanos e meio robôs. Tanto que uma moça ao meu lado perguntou impressionada: “É gente?”.
Coisa fofa foi ver o ursinho do Jean-Paul. Aos 6 anos idade ele fez com jornal e cola o que seriam os tais sutiãs da Madonna que eu citei agorinha acima. E a prova foi feita no seu ursinho de pelúcia.Mais vanguarda do que isso, nem pensar...rs.
Ainda na infância do estilista, segundo seu próprio depoimento, sua avó foi a figura feminina que o fazia sonhar. A imagem que ele tinha dela era de pura elegância. Ao mesmo tempo ele tinha a ‘consciência’ de que ela era démodé, assim meio diferente das outras mulheres.E era justamente isso que o fascinava. Tinha em sua casa chapéus pretos de crepe, corpetes do começo do século passado. Puro cinema. Acho que para ele a vovó era mesmo encantada. Eu diria como uma bruxa do bem,sabe? E como tal, contava um truque para se ter uma cinturinha de pilão: beber vinagre antes das refeições, para contrair o estômago. E em seguida colocar o espartilho. Nada cientificamente comprovado, meninas...desolé ;)
"É gente?" |
O fetiche Navy! |
Ursinho pré-Madonna :) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário