quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Hy Brazil


Foi lendo "A Viagem do Descobrimento" de Eduardo Bueno (Editora Objetiva) em 1998, que ‘ouvi’ pela primeira vez falar na Hy Brazil. E assim descobri que o Brasil estava no imaginarius da humanidade desde o século doze, ao menos. Segundo uma das lendas, foi a ilha em que São Brandão se exilou depois de uma dessas vidas agitadas que só os santos têm :).
Era uma ilha flutuante que passeava pelo oceano atlântico a oeste da Irlanda.  No irlandês arcaico, Bras quer dizer bonito, mítico...
Apesar disso, aprendemos ‘desde que o mundo é mundo’ que o nome oficial da nossa querida Terra Brasilis vem do Pau-Brasil. Vegetal abundantemente encontrado em nossas terras, cuja madeira tem cor de brasa, vermelho esse imensamente importado para tingir de nobreza os trajes europeus nos nossos primeiros tempos. Será isso mesmo,hein?
Eu fico com a estória da ilha fantasma como a origem verdadeira do ‘nosso nome de batismo’. Imagina que o brasilzinho era uma ilha imaginária pensada na Irlanda como um paraíso na terra, um lugar extraordinário cheirando a mistério... Daí, encontraram o tal pedaço de terra no mar austral e foi só ligar o ‘nome a pessoa’! Batata!
E não é que no imaginário da maioria dos estrangeiros, o Brasil continua a ser essa terra mítica de maravilhas a serem exploradas? E, melhor ainda, fonte de inspiração e sonho.
Foi andando nas ruas do centro de Montreal que ‘vi’  numa vitrine Carmen Miranda – mulher-maravilha de indumentária inventada pelo nosso Dorival. Que nos anos 40 fez o mundo inteiro sonhar* com o nosso paraíso tropical. Foi assim que pensei neste post que,no início, iria falar sobre Carmen. Mas aí, bom...já é outra conversa ;).
Ah, sobre Carmen recomendo "Carmen Miranda foi a Washington" de Ana Rita Mendonça.

Uma ilha mágica 'dando sopa' no atlântico, daqui ó

Carmen, a baiana estilizada


*claro, sob a Política da Boa Vizinhança do Presidente estadunidense Franklin Delano Roosevelt

2 comentários:

  1. DELANA........ q nome lindo e agora lendo seu comment about Franklin Delano Roosevelt eu pensei: será q tem algo a ver? me conta tá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, obrigada pela presença no blog. A estória que me contam é que meu nome vem de uma 'avó' do lado espahol da família. Mas não seria surpresa a inspiração ter sido do FDR.:)

      Excluir