segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Alouínn

Dia das Bruxas – e outros agregados – na banda de cá do planetinha azul. A religião Celta diz que dia 31 de outubro é a data do ‘todo poderoso das trevas’ (toc-toc-toc) sair por aí junto com sua troupe pra ver o que tá rolando.
No final da visita, ele tenta levar pro seu mundo uma galera que ainda não faz parte dele; angariar novos fiéis, por assim dizer. Acontece que os vivinhos da silva que não estão nem um pouco interessados em conhecer o lado de lá – e passar um calor daqueles pelo resto da ‘não-existência’ – se fantasiam para tentar confundir o tal do ‘bicho ruim’. Pra que ele vá embora sem muito sucesso nessa empreitada.
Essa estória eu ouvi pela primeira vez aos 5 anos de idade no curso de inglês em Salvador. Imaginem como fiquei pra lá de impressionada. Mas depois, quando vi que isso fazia parte da cultura norte-americana e um pouco da européia, fiquei mais aliviada ;). Até participei de concurso de abóboras enfeitadas e tirei o último lugar... (buááá ).
Sou do tempo em que o Halloween era comemorado em festas de escolas privadas de idiomas, como uma espécie de celebração cultural de um povo. As coisas mudaram e eu lamento um pouco. Gosto da fantasia, do ‘Doces ou Travessuras’, da farra toda; mas aqui em cima, onde estou agora.:)
Claro que já participei de festa a fantasia no Brasil. Mas sempre achando que isso tem mais a ver com uma boa farra de carnaval de rua. Um bom baile pra pular até de madrugada e chegar rouca em casa ainda assobiando os últimos acordes daquela música.
Gostei – e muito – das festas de Pré- Halloween que participei por aqui. Do clima que se instala. De entrar num bar e ver uma “banana” tomando cerveja com um “presidiário”. De assistir a um jogo de Hockey ao lado de um “comandante de avião” (uh-lá-lá). Isso tudo faz bem mais sentido por aqui.
Com alguns quebequenses, pude até conhecer lendas locais assombradas, de deixar o cabelo em pé! E ainda, tem as casas com decorações temáticas fofas. Não pude resistir, né?!
Ah, no Brasil decretaram 31/10 o Dia Nacional do Saci-Pererê. Boa coisa, pra preservar nosso folclore :).         

BUUUUUU!

Só assim pro Drácula pintar em plena luz do dia!

Ei! Alguém perdeu uma cabeça por aí?

Perigo, casa mal assombrada!Ihihih!

Aqui Jaz a bruxa da vizinha, ou a vizinha da bruxa?!
 

Um comentário: