domingo, 16 de outubro de 2011

Outono

Quando as primeiras folhas caem das árvores é hora de se preparar para o inverno. Foi o que uma amiga russa, a Marina me ensinou. No seu país de origem, é hora de preparar compotas e  sabores, congelar suprimentos de toda sorte para se empanturrar nos meses que seguem. Quando pouca gente se encoraja a sair de casa, quando algumas frutas não estão tão disponíveis assim, e o vento sopra friozinho nas orelhas é melhor ter a dispensa cheinha de recheio.
Se já caíram as primeiras folhas e a natureza começa a sorrir amarelada pela copa das árvores, segundo Marina, é a hora boa de colher... cogumelos! Nos arredores da Grande Montreal em pequenos bosques onde Chapeuzinho Vermelho se arriscou a encontrar o Lobo Mau, tem um monte de cogumelos de todo tamanho e cheiro. Eles crescem aqui e ali como guarda-chuvas de duende ou arranha-céus de formiga e melhor de tudo, são uma delícia.
Marina sai da pequena Floresta Negra não-alemã com um saco plástico cheinho deles. Parece até que foi no mato fazer supermercado!Imensos, frondosos, com perfume de chuva. Sujos de terra como que cobertos de chocolate em pó. Eu pergunto como ela pode saber se os cogumelos que colheu não são venenosos. Ela responde que já sabe com o olhar apurado de quem faz isso desde a infância em São Petersburgo. Ainda assim me contou um segredinho: Numa frigideira aqueça os champignons com alho. Se eles ficarem negros, são venenosos. O melhor a fazer é jogar no lixo.
Marina me aqueceu mais o coração com a receita de cogumelos e batatas. Foi me explicando no caminho de volta como prepará-los: cozinhar batatas com água e sal numa panela. Em seguida numa frigideira fatiar os cogumelos e refogá-los com manteiga. Colocar orégano e levar tudo ao forno por 15 minutos com um ’lençol’ de queijo por cima. Nham-nham!Mesmo para quem não está ‘outonando’. ;)


Olha só o chapelão dele!



Nenhum comentário:

Postar um comentário