terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Fête de Neiges

No parque Jean Drapeau – ele foi prefeito de Montreal de 1954-1957 e também de 1960-1986, é o responsável pela construção do metrô da cidade – tá rolando a Festa da Neve. Um parque inteirinho festejando a neve e tudo o que ela traz de bom: esculturas no gelo, tirolesa, tobogã, patinação, comidinhas pra esquentar e dancinhas  bizarras... são as minhas experiências antropológicas, minha gente!
A cabana à sucre – algo como cabana de açúcar – é uma espécie de armadilha gastronômica. Lembram da casinha de doces com que a bruxa má seduziu João e Maria no conto dos irmãos Grimm? É mais ou menos isso: uma cabana de charmosíssima madeira cheia de coisinhas gostosas feitas do Xarope de Bordo – o Sirop d’Erable – praticamente o dendê daqui :P
Pra minha sorte era só uma espécie de quiosque...ufffaa! Só tinha o picolé de Xarope e chocolate quente – ai,ai. Eles despejam o Xarope no gelo e vão enrolando como uma espécie de picolé megaaçucaradooo. Não custa provar, né? ;).

Escultura de gelo: sorria antes de derreter!

Meninada ansiosa pra pegar seu gelinho pro concurso de esculturas.

Armadilha pra pegar quem é louco por doce!
A maternidade dos tais 'picolés' de sirop!

Olha com carinho: tem uma tirolesa lááá no fundo ;P

O rio São Lourenço e a cidade que tem me acolhido como niguém.

Irmãos gêmeos ativar:"Forma de um pavão de gelo!"

2 comentários:

  1. Delana, será q o seu Sirop d’Erable não é o Maple Syrup q eu conheci em Toronto? Eu gosto mto desse "mel" e usava pra fazer panquecas. Meu marido me falou de um lugar onde se pode ver o "mel" escorrer das maple trees direto em gdes tachos onde vão misturar o açucar p/ q ele fique doce e tb me contou sobre os picolés de syrup onde palitos são lambuzados e depois passados na neve. Não conheci Quebec. Viajei mto por Ontario mas nunca fui aí onde vc mora. Quem sabe um dia ainda vou, bjs

    ResponderExcluir
  2. Isso! E só faltou vc dizer que a diferença entre a iguaria bilingue e o nosso látex é que o nosso ainda não dá pra passar no pão! bjs!
    Pois é, quem sabe um dia não nos encontramos por aqui ou pelo mundo!

    ResponderExcluir