quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

O Nível da Rua

Um amigo colombiano me ligou agoniado:
– Delaná, preciso de um favor seu urgente!
Pensei que era caso de vida ou morte, mas tava valendo, afinal amigo é pra essas coisas
– Vou colocar aqui uma música pra você ouvir e me dizer o nome do cantor e onde posso encontrá-la
– Sou toda ouvidos, falei
Pra minha surpresa, depois da terceira tentativa de apurar os ouvidos no meio de uma tempestade de neve ... caminhando e deslizando pela calçada, identifiquei o ‘meliante’: era o tal do Michel Teló com a sua “Ai se eu te pego”. Não consegui falar de tanto que ri :P
– Delaná?
– Tou aqui, tou aqui. Mando pro teu e-mail assim que chegar em casa o vídeo da música, tá bom?
E desliguei o telefone. Chegando em casa, procurei o vídeo no youtube, enviei o link. Pronto missão finalizada. Mas o telefone toca:
– Delaná, traduz a letra da música pra mim? Ai, ai, ai...  fui traduzindo pro francês, o que dava pro inglês...entre intervalos cheios de gargalhadas. Daniel perguntou se eu gostava da música. Eu falei que era uma dessas ‘músicas-chiclete’ que viram febre, a ‘Macarena’ do momento. Não vale a pena torcer o nariz, é o nível da rua, popular até a tampa. E vai chegar até você, não dá pra fugir!
Depois disso, comecei a prestar atenção... em lojas do centro já cheguei a ouvir a canção 2 ou 3 vezes. E na rua também, num carro que passava. E... ‘tsc-tsc’ não eles não eram brasileiros,viu?
Outro amigo – ah, os meus amigos :) – no Brasil, me mandou um link por e-mail com um vídeo... perguntando se eu tinha tomado um café com a Luiza. “Oi? Que Luiza, minha gente?” cliquei no link e vi o famoooso vídeo do ‘papai-luiza’ promovendo o tal apartamento e falando da filhinha expatriada. E tudo depois virou uma avalanche de # e de curiosidades sobre a mocinha. É o nível da rua de novo. Que vem como uma onda gigante! E mesmo longe do Brasil, dá pra ‘mergulhar’ um tiquinho nessa loucura non sense. Não mudou minha vida, mas antes de dormir pensei que isso de uma canção e uma publicidade serem O tema num país de dimensões continentais é massa :). Será que não quer dizer que somos o tal gigante diverso, mas único, digo, em unidade mesmo?
Dificilmente um tema seria uníssono aqui no Canadá, um tema tão frívolo e brincalhão como esse. Se o fosse, seria ou no Québec ou na parte inglesa imantada aos EUA. Debaixo dos meus lençóis eu também pensei que dificilmente – antes da internet  – um tema vindo do nordeste (a publicidade é da linda Paraíba) criaria ‘moda’ no Brasil voltado quase sempre para o sudeste. Meu coração de nordestina riu e me disse “Boa Noite”. ;)

Desculpem o 'flash' que deixou a placa com olho esbugalhado ;)

'Saída' 'nível da rua': a inscrição na parede do centro esportivo que frequento inspirou este post!

2 comentários:

  1. oi Delana, o q surpreende é q esses 2 temas "níveis de rua" como vc bem catalogou extrapolou nossas fronteiras, não sei de outro tema q tenha conseguido atingir as ruas de outros países c/ esse impacto. Nem sei dizer em qtas línguas essa musiquinha está sendo cantada e por isso não dá pra negar esse sucesso. Claro q c/ a rapidez q veio a onda vai embora e vamos continuar c/ o "bom" batidão novamente, lol
    bjs.....judy

    ResponderExcluir
  2. Vc tem razão Judy, não dá pra negar! É se jogar na onda ou esperar que ela passe, se passar!
    bjs.

    ResponderExcluir