domingo, 15 de janeiro de 2012

Calendário

Mudamos o calendário para 2012; mesmo assim devo dizer que por aqui existem vários calendários. Não saberia precisar quantos, mas ao menos dois ou três...
Numa papelaria, fui procurar uma agenda para 2012. Para minha surpresa encontrei algo mais do que aquela agendinha começando em janeiro e terminando em dezembro do mesmo ano. Tinham outras com o início em agosto e o término em agosto do ano seguinte. Ou até de setembro a setembro.  É que o ano pode também começar (ou recomeçar) em setembro, quando termina o verão e recomeça o ano escolar, ou alguns voltam depois das férias. O assunto não é novo, eu sei... mas ainda me faz pensar... por exemplo, como o fato de terminar e começar o ano tem a ver com estado de espírito além de tudo.Com foco, com interesses e a rotina que se leva.
No fundo, isso quer dizer que se você está com espírito de começo, vá em frente. Pouco importa a data. Claro, tem o ano civil, que começa em janeiro, né? As contas vencem, os contratos, os exames médicos, prazos de toda ordem. E no outro dia, é novo amanhecer, como sempre.
Do lado de cá da laranja, as pessoas – ao seu modo – também fazem festa no 31 de dezembro. Há sim os fogos de artifício – ao contrário do que afirmou um amigo, pensando não haver possibilidade da queima por causa das temperaturas baixíssimas – sim! fogos, gente na rua e celebração. Ah, não me olhe assim, vai...você também não achava isso não? Só não dá pra dormir na rua e acordar de ressaca na areia da praia. A uma certa altura, você vai pra casa – a sua ou a de alguém – porque o frio pede. Daí é só transferir a festa pra dentro. Dentro de casa, dentro de si mesmo. E sem a ditadura de ter que vestir branco ou roupa nova. Tem que ser o que você quiser, e o que você quiser não obriga necessariamente o outro a fazê-lo. Mas, quer vestir branco?Porque não?Vá lá! Seja Feliz!
Amanhã é o ano novo, mas é também segunda-feira ou terça-feira. E eu não digo isso porque eu não estou de férias não,viu? ;). Pensar num dia simples é bom pra que a ‘mudança’ ou a ‘proposta de’ venha naturalmente. “Vamos tocar janeiro, vamos por fevereiro, março...” *
Mal posso esperar pelo ano novo chinês no próximo dia 23!Assim posso adiar o início da minha promessa de comer menos chocolate! :P

* Rubem Braga, no seu livro ‘A Borboleta Amarela’

Esse calendáriozinho aqui vai de Agosto a Julho!

2 comentários:

  1. oi Delana, tb gosto do jeito como alguns calendários canadenses são. Não moro mais aí mas um amigo sp me envia um calendário desses. Acho útil esse jeito. Obrigada pelas respostas. Vc é mto educada e atenciosa. Vou continuar fuçando por aqui, bjsss......judy

    ResponderExcluir
  2. Olá Judy, vc é muito gentil.Já vou agradecendo as futuras visitas! :)

    ResponderExcluir