sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

O dia nevoso

Escrevi a palavra nevoso acima e me dei conta de que até agora, só tinha familiaridade com o termo chuvoso. Soou estranho pra você também? Bom, este post é pra falar do 50° Aniversário do livro The Snowy Day de Ezra Jack Keats.
                             
                                       
Foi a primeira vez que uma criança negra apareceu na ilustração de um livro infantil nos Estados Unidos – ele era o personagem principal da estória, o ‘herói’. Foi assim, ó: Ezra viu a foto de uma criança brincando na neve em um artigo da Life Magazine em 1940 e o achou tão cute cute que enxergou  ali  o personagem para o seu primeiro livro solo. Era uma daquelas campanhas de saúde do governo e o título da matéria foi 'Blood Test' (teste de sangue). O pequeno estava lá fazendo careta depois de ter se submetido ao exame. Um menino fofo e meio zangado que brincava no pátio de uma escola, todo ‘empacotado’ pro frio que já tinha pintado por lá.
Antes desse livro, Mr. Keats só fazia ilustrações e nem tocava nas palavras...imaginem! O livro ficou famoso pelo ineditismo.Já que o fofucho em questão era negro.Você também se perguntou ‘e daí’? Eu também acho, mas a coisa – o livro— foi realmente inédita... porque ninguém pensou nisso antes não se sabe. Mas se você pensar comigo que era o ano de 1962, a luta pelos direitos civis etc,etc... vai entender a importância da coisa.
Aqui entre nós, será que Keats, ao ser conquistado pelo fofo brincando na neve nem pensou em questões políticas, no primeiro momento? Só transformou ludicamente uma cena que viu em um jornal? Pode ser que ele respondesse a essa pergunta com um simples“Eu hein!?Sou só um homem como outro qualquer retratando uma criança, como qualquer uma outra!”
Ah, não mencionei que o escritor /ilustrador era judeu...mas precisava falar? ;)

Olha o figura aí,ó! :P

Nenhum comentário:

Postar um comentário