sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Viagem de trem II

De tanto ficar de olho no site da viarail, encontrei um precinho feito pro meu bolso. Daí, voilà, decidi ir de trem pra Ottawa. Achei lindo todo aquele protocolo de viagem que a gente costuma ver ligado a viagem aérea usado pra uma viagem terrestre. A estação lotada, os painéis eletrônicos, as filas, os guichês, enfim, aquele ponto de partida pra qualquer lugar do mundo. Exageros à parte, a viagem de trem tem um quê romantizado pelos filmes e livros, tem um quê de antigo e doce. De memória perdida.  Eu me senti dentro de uma canção do Tom Jobim.

Lá estava eu, dentro de um trem azul vendo aquelas paisagens de filme norte-americano. Fazendas amareladas por plantações de milho; quadrados de fenos jazendo em solos cansados; cidades perdidas entre postes feios e estações degradadas; florestas e bosques nórdicos sorrindo do lado de fora da janela. Parece uma grande pausa de apreciação do mundo.
Viagem de trem pode dar uma sensação aguda de que a vida é um resumo de chegadas e partidas. Mas dá paz também. Assim como um frisson em saber que toda essa novidade é pra um pequeno deleite no Museu de Belas Artes de Ottawa.
Ah, como tudo tem seu lado bom e seu lado ruim, aconselho a quem for viajar que leve um lanchinho. Já que a outra opção é pagar pelo lanche servido pelas comissárias de bordo ;)
Tem também o fato da composição parar dando preferência a outra quem viaja em sentido contrário. Isso pode prolongar a viagem em alguns minutos, o que pra mim significou prolongar o prazer :)).



Nenhum comentário:

Postar um comentário