quarta-feira, 20 de junho de 2012

Formigas ou Sorriso de primavera


Vocês podem não acreditar, mas sabem como eu me dei conta de que o inverno foi s’embora? Quando vi uma formiga passeando aqui no chão de casa. Até tinha esquecido que eles existiam!
Depois, notei que tinha uma ou duas semanas que eu não olhava a previsão tempo #byebyemeteomedia :) . E que ,aos pouquinhos, tenho dado uma piscadinha pro meu casaco de temperaturas meganegativas – pra que ele não se sinta carente no canto do armário.
Na verdade, notei toda essa atmosfera de botaforadoinverno quando vi as pequeninas passeando pela casa. Um cisco negro se movendo pra uma míope desprevenida pode ser tanta coisa,né? Só uns 15 segundos depois foi que liguei o nome à ‘pessoa’. “Mas, isso é uma formiga,gente!”
 Me veio logo a ideia de uma formiga como um gaijin*. Estrangeira nessa terra do gelo. Ausente pelos seis meses de temperaturas baixas. Esquisita em formas e em propósitos. Como um ocidental na terra do sol nascente, sabe?
E depois, pra que arejar a terra e carregar grãos feito loucas se quase tudo vai desaparecer com o inverno? Se as gramas verdes serão um todo branco sem fim? O que elas fazem entre nós, animais que não ‘abandonam’ o barco? Ou serão tais insetos algum tipo de urso minúsculo que entorpecem no inverno como os outros? Hum...não. Elas não têm o direito de sumirem e depois voltarem assim de cara lavada, como se nada tivesse acontecido. Além do mais, existem ursos polares que atravessam os invernos e não existem formigas polares – quem tem essa informação aí, levanta a mão, por favor! :P
Mas, não se esqueçam: quem escreve isto aqui é um animal do sul. Que ainda fotografa na mente a paisagem que não muda dramaticamente. Que ainda guarda dificuldades em entender o ciclo drástico da natureza pra poder resistir às mudanças impostas por ela mesma. Pertinho do equador é tudo tão diferente...  Isso me dá o direito de pensar tortamente que as formigas são estrangeiras nesse mundo. Nesse mundo de agora, porque no de  amanhã, eu já nem sei :). 

Diga 'xis'!

* é o nome dado a quem é estrangeiro no Japão

Nenhum comentário:

Postar um comentário