terça-feira, 26 de junho de 2012

Árvores


Estive em Toronto. Com olhar de turista e caderninho de notas a tiracolo, inevitável a comparação entre a maior cidade do Canadá e a maior do Brasil: Toronto e São Paulo. O objetivo da viagem era mais que certeiro: ver a exposição do Picasso no Museu Nacional. Não que eu entenda de arte. A minha relação com ela é muitas vezes de puro deleite e nem sempre carece explicação :). Afinal, “Gostar, ultrapassa o inteligível” já avisou a escritora Clarice Lispector.
Pelo que senti dessa minha primeira ida à capital de Ontario, ela tá super fora desses estereótipos de cidade grande e fria. Essas duas palavras andam quase sempre juntas quando se fala de uma metrópole. É como ao dizer que um assassino é frio. Alguém vai corrigir: frio e calculista:P.
Na casa em que fiquei hospedada, bairro pertinho da praia –o grande lago Ontario estava coladinho, coladinho – todo mundo foi mega simpático. Do caminho de ‘casa’ até o metrô ouvi uma sinfonia de ‘morrrning’ e acenos. Lá no guichet, o carinha super simpático sugeriu um pacote de bilhetes pra quem tava só por uns dias na cidade. E quando caí da bicicleta e me ralei toda, três pessoas de materializaram na minha frente assim, “zupt!” pra tentar me ajudar, pode?
Além de descobrir que Picasso é nordestino – ô rapaz pra gostar de cabras e nonnordeste, toda cabra é um bode! :P – descobri os street cars. A confusão visual que eles provocam no céu de Toronto me fez lembrar São Paulo. Mas se Sampa fica confusa pra ser moderna, Toronto fica confusa pra guardar sua tradição. A presença dos tais bondinhos me lembrou Nova Orleans também – ainda não fui, mas tá na lista.
Quer saber? Eu moraria lá. Encantei-me com o bairro Chinês (ou oriental, vai). Lá comprei um leque igualzinho ao que usava em Salvador na Avenida 7 de Setembro #vivaaglobalização.
Lá também tem a rua maior do mundo, a Younge Street com cerca de 400km. Ai, essas coisas com cara de ‘pra sempre me dão aflição’ :P
 Me encantei também com as árvores. Mas isso é conversa pra o próximo post. :)

Um booonde chamado desejo.

Esse fios de aço não parecem feitos pelo homem aranha?

A casinha parece enfeite de bolo de criança...e esse hidrante amarelo,hein? Fofo!







                                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário