segunda-feira, 26 de março de 2012

'Lavagem' de Saint Patrick

Dia 17 de março é dia de São Patrício. Todas as comunidades irlandesas se unem em torno desse santo escravo. Eu tenho uma quedinha pelos irlandeses desde que li por aí que foi o São Brandrão – cujo aparecimento também é atribuído na Irlanda – quem primeiro falou no Hy Brazil, a ilha paradisíaca flutuante cheia de maravilhas que, segundo uns, deu origem ao nome Brasil do nosso gigante adormecido. Ok,ok  a conversa é sobre o São Patrício! ;).
O desfile foi dia 19 de março, domingo. E parecia mesmo era uma dessas Lavagens que se vê na Bahia. Só que o ‘tema’ era o verde Oliva. Tudinho verdinho pela cidade – gente, lojas, cachorros...seja em detalhes no visu ou a indumentária completa! Teve também a parada, claro. E um clima de carnaval no ar. Música, bebida e gente enlouquecendo nas varandas.
A cidade ficou cheia de trevos! O trevo tem uma simbologia importante na cultura irlandesa, e o São Patrício que não era bobo nem nada, usou como ‘marketing’ pra explicar a santíssima trindade. Não, eu não sabia tudo isso sobre o Santo... eu pesquei daqui!
Já disse que pra mim, o clima de Montreal era de uma verdadeira lavagem como acontece em Salvador. Só não tinha aquele esquema de ‘festas’ pagas ou trios elétricos que me deixam paralisada com tanta euforia sem medida. No resto, bem parecido: com bares, becos, portas de igreja... tudo em festa. Aqui, a minha timidez foi ‘respeitada’. Ninguém mexe com que tá só olhando, tendo aquela experiência antropológica que costumo ter,rs. Em Salvador, por exemplo só comecei a sair no carnaval em 2006. Antes só ficava de camarote. E mesmo assim quando saía, ficava só observando curiosa e me divertindo, brincando com amigos. Sem mais. Mes-mo. Quem quiser que acredite :). Mesmo assim, tinha que me livrar dos que estavam na fase mais avançada do joguinho,:P! Argh!
No fundo, esse dia é pra celebrar a diáspora irlandesa, a presença deles nesse mundão. Descendentes que ajudaram a erguer nações em maior ou menor medida por aí. Como o meu professor de inglês Paul. Irlandês da mais nova leva de imigrantes na cidade do Monte Real.
Ah, além das fotos da parada, tive que pegar os lances dos meninos de saias em xadez...sou boba não né?Nasci pra ter experiências antropológicas :).


Eu fotografo, tu fotografas!



Nem sei explicar essa foto...vi um troço verde e cliquei!


Fiu-fiu (I)!

Fiu, fiu (II)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário