quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Sul - Maravilha I


Esqueça essa formalidade de pontos cardeais que aprendeu na escola. Isso de norte-sul-leste-oeste é conto da carochinha, conversa pra boi dormir. Mesmo assim eu coloco o mapa mundi pra ilustrar esse post – mera formalidade, viu?

                                              *Olha o mapinha do Canadá aqui no detalhe

Se, por estas meras ilustrações, vc entender que montrealzinha fica tão ao norte do equador  que ao sul dela está praticamente todo o resto do continente americano... fuééénnn, vc se enganou fe-i-o. Mesmo que ela pareça assim nortíssima e que todo o resto abaixo dela seja tecnicamente SUL não é assim que a banda toca não...
Para os nascidos aqui,  o sul começa na Flórida e não se fala mais nisso. De modos que, se vc vai à Nova Iorque, mesmo que ela esteja ao sul do Québec, como aliás diz o mapa.... é MENTIRA :).
Sei, ela tá  nos Estados Unidos, concorda? Que por sua vez tão ao sul do Canadá, correto? Não. Os EUA jamais serão sul antes de ultrapassarem a fronteira da Geórgia. A partir daí, sim serão sul, não mais Estados  Unidos.  São como água e óleo – ao menos para o quebequense.

Antes de cair na gargalhada, respire fundo e lembre-se de não julgar a cultura - ou preguiça - alheia  :)

Quer outra informação que vai mudar seu dia? Se vc vai à Europa, vc nunca vai para o Leste, assim como se vai ao japão jamais irá para Oeste – o voo para o oriente parte geralmente de Vancouver, oeste do país.  O único antagonista nessa fantástica liga da justiça geográfica e polarizada é o Grande Norte.
Um ermo branco onde vivem os inuits e outras etnias chamadas de primeiras nações – como os nossos índios eles também foram deixados à margem da sociedade. Onde preciosas explorações com um pé no desenvolvimento do Québec são empreendidas – parece um primo rico do PAC, lembra? Com o agravante de que as ofertas de emprego lá raramente se preenchem completamente, pq malandro nenhum quer ir né mané? :D – lugar fantástico onde vivem ursos polares e corujas brancas fofas.  O resto não tem uma etiqueta assim tão acentuada ;)

Então já sabe, hein? Quando numa conversa com um quebequense ele disser que ele vai pro sul ele tá se jogando pra Flórida e depois  assim, bem especificamente :P.
Onde tem o sol imaginário do tudo-é-permitido e do chamado exotismo. Xi... mas aí, já começa um mote pra um outro post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário