sexta-feira, 5 de abril de 2013

Stick Rice


Vocês vão dizer que eu vivo passando atestado de tabaroice e é a pura verdade! Quase tudo o que vejo por aqui vira experiência antropológica fácil, fácil. A mais recente delas foi a do stick rice! Nunca na vida tinha ouvido falar no negócio, vc também não? Ufaaaaa!
Foi assim: fui convidada por uma amiga filipina para o aniversário da filhinha dela. Uma princesa que completaria seus 10 anos. Muita comida típica e muita conversa boa. Descascando camarão e picando legumes, fui descobrindo as estrelas da comida oriental. Arroz (dã), macarrão (dã) e banana (hã?)! Claro que tou resumindo a ópera, né gente? Seria como reduzir a comida brasileira a feijão, arroz e carne.
Enquanto a conversa rolava, a gente tava liberada pra comer um tiquinho dos quitutes que já estavam prontos. Nesse momento, abre-se a panelona em cima do fogão e o que eu vejo é uma mancheia de abarás em miniatura! Como assim? Isso aí não é “prato típico” da minha terra? #bairrista! Em coro, todos me corrigiram: “É Stick Rice, Delana!”. Ah bom, mas como assim? É um bolinho feito todinho de arroz embalado em folha de bananeira e depois cozido no vapor. Algum filipino aí lendo o bloguinho pra me ajudar? :P
Posso dizer que o abará do oriente é gostoso. Parece que o arroz no estilo “unidos venceremos” ganha uma consistência diferente e um sabor tb! Minha amiga Mari Lou explicou que é comida de rua em Manila e que vai me dar a receita preu tentar fazer em casa. Ah, na mesa farta tinha também pimenta de banana, pode isso? Pimenta de banana? Deixei pra mergulhar nesse vulcão tropical na próxima visita... Quem é doido? :)




É primo distante do abará, minha gente!
Pimenta de banana, vai?:P

2 comentários:

  1. Olha que se estivesse lá eu experimentaria a pimenta de banana, hein? Uma vez provei uma de manga que era maravilhosa! ^^

    Mas tristemente constatei que não conheço o Abará, talvez porque não conheço (ainda) a Bahia. Vou ver se encontro esse quitute na feirinha de comidas regionais que tem na Torre de TV aqui em Brasília no próximo fim de semana...

    Beijos,
    Lidia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, sou falsa baiana :P tenho MEDO de pimenta! Vc é corajosa,rs.
      Vai ter essa experiência antropológica aí em Brasília logo e me conta como foi! Ou te convido pra ir à Bahia comigo dia desses! ;)
      Beijos!

      Excluir