Foi lendo "A Viagem do Descobrimento" de Eduardo Bueno (Editora Objetiva) em 1998, que ‘ouvi’ pela primeira vez falar na Hy Brazil. E assim descobri que o Brasil estava no imaginarius da humanidade desde o século doze, ao menos. Segundo uma das lendas, foi a ilha em que São Brandão se exilou depois de uma dessas vidas agitadas que só os santos têm :).
Era uma ilha flutuante que passeava pelo oceano atlântico a oeste da Irlanda.  No irlandês arcaico, Bras quer dizer bonito, mítico...
Apesar  disso, aprendemos ‘desde que o mundo é mundo’ que o nome oficial da  nossa querida Terra Brasilis vem do Pau-Brasil. Vegetal abundantemente  encontrado em nossas terras, cuja madeira tem cor de brasa, vermelho  esse imensamente importado para tingir de nobreza os trajes europeus nos  nossos primeiros tempos. Será isso mesmo,hein? 
Eu  fico com a estória da ilha fantasma como a origem verdadeira do ‘nosso  nome de batismo’. Imagina que o brasilzinho era uma ilha imaginária  pensada na Irlanda como um paraíso na terra, um lugar extraordinário  cheirando a mistério... Daí, encontraram o tal pedaço de terra no mar  austral e foi só ligar o ‘nome a pessoa’! Batata!
E não é que no imaginário da maioria  dos estrangeiros, o Brasil continua a ser essa terra mítica de  maravilhas a serem exploradas? E, melhor ainda, fonte de inspiração e  sonho. 
Foi  andando nas ruas do centro de Montreal que ‘vi’  numa vitrine Carmen Miranda –  mulher-maravilha de indumentária inventada pelo nosso Dorival. Que nos  anos 40 fez o mundo inteiro sonhar* com o nosso paraíso tropical. Foi  assim que pensei neste post que,no início, iria falar sobre Carmen. Mas  aí, bom...já é outra conversa ;).
Ah, sobre Carmen recomendo "Carmen Miranda foi a Washington" de Ana Rita Mendonça.
Ah, sobre Carmen recomendo "Carmen Miranda foi a Washington" de Ana Rita Mendonça.
|  | 
| Uma ilha mágica 'dando sopa' no atlântico, daqui ó | 
| Carmen, a baiana estilizada | 
*claro, sob a Política da Boa Vizinhança do Presidente estadunidense Franklin Delano Roosevelt
 
 
 
DELANA........ q nome lindo e agora lendo seu comment about Franklin Delano Roosevelt eu pensei: será q tem algo a ver? me conta tá?
ResponderExcluirOi, obrigada pela presença no blog. A estória que me contam é que meu nome vem de uma 'avó' do lado espahol da família. Mas não seria surpresa a inspiração ter sido do FDR.:)
Excluir