quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Natal Branco?


A previsão do tempo é uma instituição aqui por cima. Não é coisa simples como “Amanhã chove ou faz sol” ou meio-quase-sofisticada como a tábua de marés que tem destaque nos jornais de João Pessoa (Paraíba) – mergulho, aí vou eu! Eles aqui explicam tim-tim-por-tim-tim como vai ser a chuva, se vai cair como gelo e formar uma fina camada nas calçadas, se vai ser mesmo neve que cai e derrete formando poças, o escambau.Cada fenômeno metereológico tem seu nome específico e dá já uma ideia do tormento que vai trazer ao simples mortal que precisa sair de casa. Se vai cair de bunda no chão (já foi liberado a palavra ‘bunda’ aqui no bloguinho,rs) se vai só ‘patinar’ até bater a cara no poste, ou se só vai sentir aquela gota de chuva fria que parece respingo de espirro de urso polar :).
Euzinha já experimentei todos esses fenômenos, mas o fenômeno maior é treinar o ouvido pra ouvir a reclamação geral : A gente vai ou não vai ter um “Natal Branco”? Deu no jornal, e não só nos boletins metereológicos. Essa é a queixa atual dos montrealenses de todo canto. A neve é um presente de papai-noel para os adultos – já que eles têm vergonha de mandar carta para o velhinho torturador de renas!(brincadeirinha, gente).As crianças, claro, também estão loucas pela neve. Mas ainda estão extasiadas com a chegada das férias, e vão ganhar presentinhos de todo jeito,né? E os adultos? Natal branco e natal verde têm a mesma magia? Lembram do Esqueceram de Mim II (Lost in New York - 1992)? O personagem do Macaulay Culkin tinha tanto horror à  ideia de passar um natal sem neve na Flórida que voou pra Nova Iorque numa confusãozinha na hora do embarque no aeroporto. Com flocos ou sem flocos desejo a você uma noite boa. E um Réveillon também.
Para meu espanto, Réveillon aqui é o dia seguinte à ceia de natal e não a noite do dia 31 de dezembro. Sutileza que gostei de aprender. O ano novo é o ‘Jour de l’An’. Pra mim tá bom, eu aceito. Aceito também que você não esteja nem aí pra essa coisa de comprar presentes. Mas fico torcendo daqui que você pense coisas boas no dia em que o papa resolveu escolher para o nascimento de JC – assim como nos outros, viu? Sim, porque segundo relatos históricos* o pequeno nasceu no final de setembro. Tudo bem pra mim também :). E que isso – pensar em coisas boas – nada tenha a ver com religião e sim com coração aberto. Seja você mulçumano; candomblecista; cristão católico, batista ou hortodoxo; budista; bah’ái; adorador do arco-íris... bicho preguiça.
Porque Natal pra mim, desde criança, sempre foi Tempo de Manga. Com cheiro da fruta espalhado pela casa. Toalha de renascença tirada do armário só pra espraiar na mesa grande da sala. Hora de repintar o muro grande e os portões da garagem, cheiro de cloros nos cabelos. Nadinha de neve, mas com o mesmo querer bem.


* O Livro de Ouro do Universo - Ronaldo Rogério de Freitas Mourão
E o crédito da figura ;)
·